21/10/2013

Cólicas: como os bebês sofrem... O que fazer???



Olá leitores do blog enfermãe!!!

Hoje vim falar um pouquinho sobre as benditas cólicas dos bebês...

Essa semana duas mamães me procuraram pra perguntar sobre isso, então não pude deixar de escrever...

E quem não fica nervoso vendo o bebê gritar de dor não é?!!!

Bom, todo mundo tem um "jeitinho" pra fazer passar as cólicas dos bebês né?!

Minha filha começou a ter cólicas somente com 3 meses de idade... Quando fui à pediatra dela perguntei o que eu poderia fazer. Então ela me disse que eu deveria evitar os DERIVADOS DO LEITE  e me passou TYLENOL para dar para a bebezinha quando ela estivesse com dor.

Amamentar o bebê dá menos cólica do que dar fórmulas de leite!!! Então, essa é garantida!!!

Tentei fazer a dieta, tentei porque as coisas que eu mais comia e mais gosto são os derivados do leite, sofri bastante por isso... Observamos que deu uma melhorada, mas não cessou totalmente. Mesmo sendo uma melhorada, já foi alguma coisa, então o que eu mais indico é esta restrição alimentar, pois vale a pena.

Já o tylenol baby não fez nem cosquinhas. Tentei também LUFTAL baby, outra medicação que também não vi nenhuma melhora.

Outra tentativa foi a famosa FUNCHICÓRIA,  que é um pozinho bem famoso de antigamente. Por um tempo foi proibida a sua venda, mas agora voltou para algumas farmácias. Nós não havíamos encontrado, mas um amigo encontrou e nos presenteou... Mas foi uma pena, pois também não senti nenhuma melhora na bebê, talvez porque eu tenha dado pouco...

Nas crises sempre colocamos ela de BARRIGUINHA PARA BAIXO, esquentando a barriga dela com a nossa própria mão e balançamos pra lá e pra cá.


Às vezes fazemos MASSAGEM na barriguinha dela, movimentos circulares, no sentido horário.

Aplicar calor na barriguinha também pode ser bom. Alguns pediatras não indicam bolsas de água quente, devido queimaduras. Eu adquiri uma bolsa de água quente que vem envolta em um bonequinho de pelúcia, coloquei o bichinho algumas vezes na barriga da minha filha, acho que ajudou um pouco. Algumas pessoas esquentam fraldinhas de pano e colocam na barriguinha, faz o mesmo efeito. Fiz um post só sobre isso já, dêem uma olhadinha quem tiver interesse.


Ou FLEXÃO E EXTENSÃO DAS PERNAS para ajudar a sair os "punzinhos".


Resumindo: aconselho a amamentar, a restrição de derivados do leite para as mamães que amamentam, barriguinha para baixo com uma das mãos na barriga do bebê, aplicar calor, massagem na barriguinha e flexão e extensão das pernas.

Boa sorte mamães... Beijinhos e até a próxima!!!!



E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. Lucas 12:15