13/10/2013

O CHORO DE BEBÊ: algo muito bom.


Olá leitores e leitores do blog enfermãe!!!

Vocês agora devem estar se perguntando: que loucura é essa de choro ser bom??? Ou melhor, muito bom???

Bom, podem me chamar de louca, mas eu realmente considero algo bom, sabem porque??? Calma gente, já vou explicar...

O choro definitivamente é a forma mais simples de o bebê se comunicar. Já que ele não fala e precisa manisfestar suas vontades e necessidades, o bebê precisa chorar.

O erro de muitos adultos é querer fazer o bebê para de chorar imediatamente, de qualquer forma, sem ao menos prestar atenção no que ele está querendo dizer.


Com o tempo as mamães e papais acabam se acostumando com os tipos de choro. Sim porque o choro tem vários tipos. Não é fácil explicar escrevendo, mas imaginem as diferenças de um choro de fome, de manha, de dor, de sono, dentre outros...

A verdade é que se o bebê não chorasse acho que nos distrairíamos com mais facilidade. Deixaríamos mais o bebê sentado ou deitadinho. Ou talvez não atenderíamos de imediato caso não entendêssemos a urgência de certas situações, principalmente se tratando de dor ou febre.

Às vezes eu até falo brincando pra minha filha: "Ai filha, porque você não chorou???" Quando por exemplo, uma vez que caiu o chapeuzinho dele em cima do olho, nós estávamos dentro do carro, eu do lado dela, mas olhando pra frente conversando com meu marido, quando resolvo olhar para o lado depois de um tempão e vejo ela quietinha... Ai que dor no coração que me deu. Ela sem enxergar nada e nem pra reclamar pra mamãe... Teve um dia também que ela cobriu a cabeça toda com o cobertor, não tinha nem 6 meses, ficou quietinha, quando vi me apavorei (escândalos básicos de mãe) e disse pra ela de novo: "Porque não chorasse filha???"

Agora vem a dica: seu bebê chorou, você não conseguiu entender o que ele queria e ele não parou?
Então, em primeiro lugar, fique calmo, vá para um lugar tranquilo, se afaste momentaneamente das pessoas que estão em volta querendo "acertar" o motivo do choro (pois deixa qualquer um mais nervoso ainda). Tente em primeiro lugar sempre ver se é fome, depois: se é fralda suja, frio, calor, sono, dor, medo,... Às vezes o bebê só quer que você pare de fazer outras coisas e dê um colinho, ou brinque um pouquinho, simplesmente uma atenção.

É muito importante que a criança chore... Não aquele choro que você não consegue descobrir o que é , é claro, esse também não aprecio.

Mas mais importante ainda, é você entender que seu filho está querendo passar uma mensagem e jamais ele vai querer atormentar você!!!! Não é de propósito, nem por maldade... Por mais que às vezes o choro entre na cabeça como um zunido quando estamos muito cansados... Não é fácil, eu sei bem disso, mas pensem que se descontarmos no bebê o nosso estresse será muito pior. Respire fundo que tudo dará certo!!!

Beijinhos e até a próxima!!!