30/10/2013

Perguntas frequentes em relação a amamentação: leite fraco, bastante leite, alimentação, quem procurar,...




Olá leitores e leitoras do blog enfermãe!!!

Desculpem a demora em postar novamente, mas tenho trabalho em novos projetos na minha vida e precisei me ausentar um pouquinho. Confesso que estava agoniada pra escrever, pois tenho conversado com várias mamães e as ideias estão fluindo...

Bom, hoje trouxe perguntas e respostas àquelas dúvidas que são muito frequentes quando as mamães começam a amamentar...


1. EXISTE LEITE FRACO?

NÃO. O leite nunca é fraco, sua aparência muda com o tempo. Nos primeiros dias se chama colostro (leite nutritivo e rico em anticorpos) e vem em pequena quantidade. Depois o leite desce em maior quantidade, adequado à necessidade do bebê, nem para mais e nem para menos, no início é mais aguado e no final da mamada mais gorduroso. Quanto mais o bebê mama, mais leite é produzido.


2. COMO AUMENTAR A PRODUÇÃO DE LEITE?


As mamães geralmente querem ter BASTANTE LEITE. Mas o que precisam entender é que a mãe produz a quantidade necessária para seu bebê. A produção do leite se dá quando o bebê suga a mama, então a quantidade que ele sugar vai ser a quantidade que será produzida. 

Mas caso você sinta que está produzindo menos do que o necessário para seu bebê analise 2 coisas: organize seu tempo para DESCANSAR MAIS (bebê dormiu, durma também) e verificar se você está tomando no mínimo 2 LITROS DE ÁGUA POR DIA (pois além do que o seu corpo necessita, você está fornecendo água no leite para seu bebê através da amamentação). 

No caso de sobrar leite a mamãe pode doar para um banco de leite humano (BLH) mais próximo, seguindo as orientações corretas no post sobre doação de leite já publicado aqui no blog.



3. ALIMENTAÇÃO DA MAMÃE PODE PREJUDICAR A AMAMENTAÇÃO?


SIM. A maioria dos alimentos não afeta a amamentação, comer mais que habitual é necessário pois o corpo está produzindo leite. Alguns alimentos podem provocar cólicas no bebê: derivados do leite (queijos, iogurtes, manteiga, requeijão,...), refrigerantes, café, chá preto. Bebidas alcoólicas e fumo podem afetar a saúde do bebê.



4. PODE TOMAR MEDICAMENTOS DURANTE A AMAMENTAÇÃO?


SOMENTE os receitados pelo seu médico ou outro profissional habilitado. A maioria dos medicamentos são compatíveis, mas existem alguns que deve-se tomar muito cuidado.



5. MAMÃE QUE TEM ANEMIA PODE AMAMENTAR?


SIM. Mas deve procurar orientação médica para medicação e alimentação adequada.



6. MAMÃE QUE ENGRAVIDOU LOGO DEPOIS DO PARTO PODE AMAMENTAR?


SIM. Uma nova gestação não prejudica o leite, somente altera o gosto. A mãe deve procurar um obstetra o mais rápido possível para iniciar seu pré-natal e avisar o médico quanto a amamentação.


7. EXISTEM LEIS QUE PROTEGEM A AMAMENTAÇÃO?

SIM. Existem leis sobre a licença maternidade, licença paternidade, sobre os locais e horários para amamentar durante o horário de trabalho, quanto a adoção ou guarda judicial de crianças, dentre outros. Já postamos sobre os direitos da gestante aqui no blog onde vocês podem conferir a matéria completa.
A mamãe pode sim voltar a trabalhar e continuar amamentando!!! Pode amamentar durante o trabalho em horários específicos ou estocar leite em casa. Para estocar leite em casa leiam o post sobre doação de leite que explica direitinho como deve ser o armazenamento do leite em casa.


8. QUANDO O BEBÊ PODE COMEÇAR A INGERIR ALIMENTOS ALÉM DO LEITE?

A partir dos 6 meses de idade. De forma gradual. Prometo ainda escrever um post aqui no blog sobre como começar a inserção de alimentos e como é a forma gradual.


9. ATÉ QUANDO QUE O BEBÊ TEM QUE MAMAR?

Até os 6 meses de idade é somente leite materno. Após os 6 meses até 2 anos ou mais complementar com outros alimentos de forma gradual.


10. QUEM PROCURAR EM CASO DE DÚVIDAS?

- Banco de Leite Humano;
- Hospitais Amigo da Criança;
- Unidade de Saúde ;
- Grupos de Apoio à Amamentação;
- Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas, dentre outros profissionais de saúde.

E é claro, o blog Enfermãe!!!

Beijinhos e até a próxima pessoal!!!


A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá. Provérbios 10:28