13/10/2013

O santo soninho: saiba a quantidade de horas que seu filho deve dormir (de 0 a 10 anos de idade).


Olá leitores e leitoras do blog enfermãe!!!!

Como anda o soninho dos seus filhotes???

Bom, o sono da minha filha é algo um tanto peculiar... Do tipo enlouquecedor de vez em quando!!!
Quando ela nasceu, no primeiro dia dormiu mais de 12 horas direto, eu queria de todo jeito que ela acordasse pra eu poder curtir e dar de mama. Depois que ela acordou foi um Deus nos acuda até hoje...
Ela é extremamente saudável, linda, queridinha, mas até então eu acreditava que ela não fosse um bebê normal (em se tratando de soninhos de bebês)...

Quando eu ouvia minhas amigas que tem bebezinho pequeno dizendo que era super tranquilo, que elas conseguiam descansar e fazer várias coisas, sinceramente não entendia... A única diferença que eu via entre o que eu fazia e o que elas faziam era a alimentação, eu estava dando somente leite materno, e elas, suplementando com leite artificial. É claro que isso faz sentido, pois os bebês se sentem mais pesados e saciados. Mas a substituição do leite não pode ser feita por simplesmente a mãe querer dormir mais, pois os prejuízos que causa à criança não são comparáveis a algumas horinhas de sono a mais...

Eu e meu marido começamos a pesquisar as horas que uma criança deve dormir, o que fazer pra melhorar,...

Só que com o tempo ela começou a ter uma certa rotina. Acordava e dormia um soninho rápido pela manhã. Chamamos soninho de pulga porque é mais ou menos uns 10 minutos. Depois do almoço dormia outro soninho de pulga. Depois só dormia a noite. Mas já foi muito mais do que tínhamos antes... Antes ela passava o dia todinho sem dormir e tinha dia que tinha muita dificuldade de dormir, além de acordar várias vezes a noite...

Vocês imaginam que bagaço nós já nos encontrávamos né?!!!

Percebemos, depois de ler muitas coisas, que estávamos fazendo várias coisinhas erradas... Em breve até escreverei para vocês sobre os métodos para fazer dormir... Não que eu já tenha consigo, mas nós estamos tentando... Porque chega uma hora que temos que dar um basta na falta de rotina, pois um bebê necessita de rotina, não tem jeito...

A tabela das horas de sono abaixo foi recomendada no site do famoso Dr Richard Ferber e pode ser visualizada no site do Hospital Das Crianças de Boston.

Idade
Total de Horas de sono
Total Noite
Total Tarde
recém-nascido
16h
varia
varia
3 meses
13h
8,5h
4,5h
6 meses
12,5h
9,25h
3,25h
1 ano
11,75h
9,75h
1,5h
2 anos
11,25h
9,75h
1.5h
3 anos
11,25h
10,25h
1h
6 anos
10,5h
10,5h
-
10 anos
10h
10h
-

Claro que essa tabela foi feita através de pesquisas e tal. Mas na minha opinião cada criança é um caso particular. Não deve sair muito dessa média, mas se sair um pouco, os pais não devem ficar tão preocupados se seus filhos estão saudáveis.

Até hoje nós não colocamos nosso sono em dia, e olha que a bebê já vai fazer 7 meses. Mas não me arrependo nem um pouco de estar amamentando ainda bastante, apesar de já estar inserindo os alimentos, pois por inúmeros motivos, tenho convicção de que ela é do jeito que é porque demos o nosso melhor... 

Eu e meu marido chegamos a conclusão que nossa filha dorme menos a noite ou tem bastante dificuldade para dormir, em duas situações: quando não dá seus soninhos durante o dia e quando saimos da rotina (Ex: sair a noite de casa).

Caso você veja que seu filho está muito fora do padrão acima e está tendo algum problema procure logo um pediatra para ver o que está acontecendo... Caso contrário, relaxe!!!!

Beijinhos e até a próxima!!!


Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 1 João 5:12