20/12/2013

Alimentação da gestante durante o verão: como deve ser?


Olá leitores e leitoras do blog enfermãe!!!

Hoje vamos falar um pouquinho sobre a alimentação das gestante durante o verão, já que ele já está aí junto com as festas de final de ano...

No verão as coisas ficam um pouquinho mais difíceis para as gestantes, o calor costuma provocar bastante mal estar, principalmente quando a grávida não está se alimentando e hidratando-se adequadamente.

A pressão baixa, que provoca muito mal estar e até desmaios, acontece bastante no verão devido o calor, e mais ainda no final da gestação.


É verdade que as frutas e verduras são essenciais, devido sua riqueza e baixa caloria. Elas não devem ser descartadas em nenhuma fase. Eles são importante para você e seu bebê. E durante o verão é a época de algumas frutas muito suculentas, que são ainda mais interessantes, devido a quantidade de água que possuem, o que ajuda também na hidratação.

Mas a aguinha das frutas não é o suficiente, a gestante precisa e deve ingerir muito líquido, devido a perda através da urina, do suor e também para o bebê. Além de ajudar as veias ficarem bem cheias de sangue o que evita a pressão baixa, muito frequente na gravidez e no verão.


Mas não só de fruta e verdura vive a gestante, outros tipos de alimentos também devem ser ingeridos. Inclusive alimentos salgados ajudam também a diminuir a incidência de pressão baixa.

Sombra é o que a gestante deve sempre procurar, tanto na rua, quanto na praia (embaixo do sombreiro e com chapéu com abas).

Outra dica é: ficar no AR CONDICIONADO, se tiver em casa ou nos shoppings...

Não esqueça também de NÃO COMER POR DOIS, a gestante deve sempre alimentar-se adequadamente, com controle do peso, pois o aumento do peso pode causar doenças seríimas e prejudicar o bebezinho que está ali dentro.



Segue algumas dicas importantes de alimentos para esta fase:

FERRO: encontrado em carnes, fígado, ovos, feijão e verduras (espinafre, por exemplo). Para melhor absorção do ferro pelo organismo, consuma na mesma refeição alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas e tomate, e evite alimentos ricos em cálcio, como leite e seus derivados, que diminuem a absorção.

ÁCIDO FÓLICO: encontrado em vegetais verde escuros (espinafre, couve, brócolis), cereais e frutas cítricas. O cozimento pelo microondas e altas temperaturas destroem o ácido fólico. Prefira cozinhar no vapor. Já a partir do segundo trimestre de gestação, é hora de se reforçar a ingestão de vitaminas C (age na formação do colágeno – pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem, além de fortalecer o sistema imunológico da mamãe) e B6 (importante para o crescimento e o ganho de peso do feto e a prevenção da depressão pós-parto) e do mineral e magnésio (favorece a formação e o crescimento dos tecidos do corpo).

VITAMINA C: encontrada nas frutas como kiwi, laranja, morango, melão, melancia, mamão, abacaxi e nas hortaliça (brócolis, pimentões, tomate, couve-flor).

B6: encontrada no trigo, milho, fígado, frango, peixe, leite e derivados, leveduras

MAGNÉSIO: encontrada nas nozes, soja, cacau, frutos do mar, cereais integrais, feijões e ervilhas.

O cálcio e a vitamina D devem ser reforçados no terceiro trimestre, já que o bebê começa a esgotar a reserva da mamãe. O bebê precisa para a sua formação óssea (dentes e ossos). Além disso, auxilia na contração muscular e batimentos cardíacos. Já a mamãe precisa para manter as unhas fortes, os dentes sem cáries, evitar gengivite e câimbras, além de ajudar na produção de leite após o parto.

CÁLCIO: encontrado em leites e derivados, bebidas de soja, tofu, gema de ovo e cereais integrais.

VITAMINA D: encontrada em leite enriquecido, manteiga, ovos e fígado. O banho de sol é essencial para que essa vitamina auxilie na fixação do cálcio nos ossos.

Esses não são os únicos nutrientes que mamãe e bebê precisam durante toda a gravidez. Outros importantes são:

CARBOIDRATOS: fornecem energia para a mamãe e para o desenvolvimento do bebê. Os melhores são os integrais: arroz, pães, macarrão e cereais que são absorvidos mais lentamente e por isso saciam mais a mamãe.

PROTEÍNAS: encontradas em carnes, feijão, leite e derivados. São responsáveis por construir, manter e renovar os tecidos de mamãe e bebê.

LIPÍDEOS: são as gorduras que auxiliam na formação do sistema nervoso central do feto. Encontrados mais em carnes, leite e derivados, abacate, azeite e salmão.

VITAMINA A: ajuda no desenvolvimento celular e ósseo e a formação do broto dentário do feto e na imunidade da gestante. É encontrada no leite e derivados, gema de ovo, fígado, laranja, mamão, couve e vegetais amarelos.

NIACINA (VITAMINA B3): transforma a glicose em energia, mantendo a vitalidade das células maternas e fetais e estimula o desenvolvimento cerebral do feto. É encontrada em verduras, legumes, gema de ovo, carne magra, leite e derivados.

TIAMINA (B1): também estimula o metabolismo energético da mamãe. É encontrada em carnes, cereais integrais, frutas, ovos, legumes e leveduras.


DICA DE OURO:

A gestante deve se alimentar DE TUDO UM POUCO!!!
NADA EM EXAGERO É BOM!!!
E nunca esquecer dos líquidos!!!


É isso aí pessoal...
Façam um ótimo final de ano, ótimas festas e ótimas férias!!!
Beijinhos e até a próxima...