06/12/2013

SE O BEBÊ NÃO DORME, NINGUÉM DORME...


Olá leitores e leitoras do blog enfermãe!!!

Hoje venho trazer um assunto que atualmente sou expert, em noites e noites sem dormir...

Minha filha já está com quase 9 meses e eu e meu marido ainda não tivemos uma noite boa de sono desde que ela nasceu.

Quase todas as manhãs acordo dizendo que não aguento mais, que precisamos fazer alguma coisa. Mas sempre chegamos a conclusão que não conseguimos porque estamos muito cansados, não nos animamos de aplicar técnicas de livros, pois não queremos mais gastar o pouco de energia que nos resta ainda...

Não dormir trás muitos prejuízos à saúde. Assim como os nossos filhos precisam dormir para se desenvolver, nós também precisamos para descansar e ter energia para no dia seguinte fazer as atividades com saúde.

Conversamos com nossa pediatra, que disse que devemos fazer alguma coisa urgente. Nos passou algumas dicas, mas nenhuma perto de funcionar especificamente com a nossa pequenina.


Então recorremos aos livros, já estamos no terceiro. Passamos pela ENCANTADORA DE BEBÊS, depois pelo NANA NENÊ  e agora estamos no SOLUÇÕES PARA UMA NOITE SEM CHORO. Os dois primeiros não concordamos com as técnicas, já o último estamos gostando muito e provavelmente iremos seguí-lo se concordarmos até o fim com ele.

Chegamos a conclusão que erramos desde o início com nossa bebê. Nos preocupamos tanto com o enxoval e depois com os cuidados com a bebê e não pensamos em educá-la desde o início a ter uma boa noite de sono.


Sinceramente, nem passou pela nossa cabeça, porque por incrível que pareça ninguém ensina isso pra gente antes de o bebê nascer, só vamos atrás de informações sobre o assunto quando começamos a sofrer de tantas noites sem dormir.

Mas hoje a minha dica vai principalmente para as gestantes... Porque tenho certeza que se elas fizerem certinho desde o início, não precisarão passar pelo o que eu e muita gente passa, que não é nada fácil, muito pelo contrário, é desesperador não dormir por meses e meses a fio...

Mas tem algo que é comum em todos os livros, algumas dicas que não mudam nunca!!!


DICAS BÁSICAS:


  1. Você que é gestante, o mais importante de tudo é fazer isso desde o primeiro dia que a criança nasce, não deixe pra depois.
  2. TER ROTINA: a criança precisa se acostumar a ter horário para tudo, para acordar, para comer, para brincar, para mamar, para alimentar-se e para dormir. Tudo de acordo com cada idade. Então a mamãe precisa ser bem disciplinada. Para ajudar escreva os horários das atividades e coloque na porta da geladeira.
  3. SONECAS DO DIA: as sonecas do dia são extremamente importantes para o desenvolvimento das crianças. Mas é importante que seja na claridade, para que ela consiga diferenciar o sono do dia com o sono da noite. O bebê tem que acordar de bom humor, senão o soninho não foi o suficiente.
  4. FINAL DA TARDE: final da tarde é hora de começar a baixar os ânimos. Evitar visitas a noite. Falar mais baixo. Diminuir as luzes, fechando as janelas. Diminuir o som da tv. Não precisa ficar um silêncio total, mas o suficiente para o bebê entender que é para ficar mais calmo.
  5. BANHO: o melhor horário é no final da tarde, pois o banho acalma o bebê. Não tem problema nenhum para a saúde da criança, só tomar as devidas precauções.
  6. ALIMENTAÇÃO: quanto mais tarde for a alimentação do bebê melhor, ele ficará saciado e geralmente dormirá por mais tempo. De acordo com os seus horários de alimentação.   
  7. LOCAL DE DORMIR: na cama dos pais jamais!!! no máximo no berço que esteja do lado da cama dos pais, desde o primeiro dia de vida. Depois fica mais fácil de transferir para o quartinho com o berço que o bebê já está acostumado a dormir.
  8. AMIGUINHO: é preciso ter sempre junto do bebê um objeto que ele se apegue e saiba que pertence a esse momento, o momento de dormir. Por exemplo: amiguinho do berço, boneca de pano, paninho,...
  9. E regra de ouro: quando o bebê dormir, durma também se possível, seja dia ou noite!


Um bebê pode dormir "uma noite inteira", período de mais ou menos 6 horas seguidas, a partir dos 6 meses de idade. É possível, não quer dizer que todos são iguais...

Essas são dicas básicas para o soninho do bebê, as técnicas aguardem que um dia ainda escreverei sobre as que conheci através das leituras que estamos fazendo aqui em casa...

Boa sorte mamães e papais e bons sonhos!!!

Beijinhos e até a próxima...