10/06/2013

A vida moderna exige praticidade II: Esterilizador de mamadeiras de microondas.

     Eu utilizo a mamadeira de vez em quando. Quando estou com as mamas cheias e a Alexia está dormindo e satisfeita, retiro o leite com a bomba manual, que facilita também a retirada, e armazeno na minha geladeira. A mamadeira me ajudou muito quando tive rachaduras nas mamas logo que ela nasceu. Ela está com dois meses e meio, mas às vezes ela chora depois de mamar, parece que ainda está insatisfeita, ou até mesmo quando ela mama demais e meus mamilos começam a doer, aí é que entra a mamadeira com o leite que está guardadinho na geladeira. Não deixei de dar meu leite e nem substitui por leite artificial, mas a mamadeira, apesar de ser um pouco criticada pela sociedade científica, ajudou a aliviar um pouco a minha dor e dar um tempo para meus mamilos cicatrizarem.
     Depois de utilizar a mamadeira é necessário realizar uma higiene bastante eficiente.
     A lavagem deve ser feita com água abundante e também um detergente. O detergente é bem importante, pois ele vai retirar a gordura do leite que fica impregnada na mamadeira.
     Há várias formas de esterilizar as mamadeiras, mas a mais prática que eu encontrei foi com a esterilização pós lavagem com o esterilizador de mamadeiras de microondas
     É extremamente importante realizar a higiene das mamadeiras e ter certeza de que elas estão livres de microorganismos que podem ser prejudiciais à saúde de seu filho.    
   
     Esterilizador de mamadeiras de microondas

     Você faz uma pré-lavagem, normal, com detergente e escova para limpar as mamadeiras e depois coloca no mínimo 300 ml de água dentro do recipiente e coloca no microondas por 3 minutos. De preferência com a potência baixa. Depois tira com o pegador e coloca em cima de uma toalha limpa, que de preferência tenha só essa função ou em um guardanapo de papel que é mais prático ainda.
     Ele custa no Brasil em torno de 80 reais, nos Estados Unidos por volta de 15 dólares. Eu tenho da marca ToysRus , que comprei na ToysRus dos EUA, aprovei e recomendo!
   
     Já outra solução pra quem não quer gastar com o esterilizador, é o POTE de cozinhar a vapor legumes, ou chamado de PANELA DE MICROONDAS, comprei um muito bom na casa China (loja do tipo de 1,99) por 10 reais, para cozinhar brócolis, é simples mas faz o mesmo efeito desejado. Já testei o tamanho dele e serve certinho a mamadeira.
 
panela de microondas à esquerda
esterilizador de mamadeiras de microondas à direita



     Outra opção, para quem não optar por nenhuma das opções anteriores, só que é a menos prática, mas que todos tem em casa e NÃO HÁ DESCULPAS PARA NÃO FAZER uma higiene eficiente das mamadeiras, é a panela comum. Você coloca água dentro, deixa ferver, desliga o fogão e coloca a mamadeira desmontada e previamente lavada dentro, deixa por pelo menos até esfriar a água, retira, põe para secar.

     Cuidados a serem tomados: ao retirar o recipiente do microondas, abrir a tampa rapidamente sem deixar o vapor ficar em contato com a pele, pois se o vapor estiver muito quente poderá queimar.

     Outros conselhos básicos: não colocar a escova de mamadeira no esterilizador, eu coloquei e a minha derreteu as cerdas, isso que era de uma marca super boa, a NUK, aconselho a jogar água fervendo nela somente; a bomba de retirar leite eu coloco para esterilizar, desmonto ela antes e coloco só as partes que tem contato com o leite; quando for comprar meça antes a altura e largura do seu microondas.

     Lembre-se: a esterilização nunca será eficiente se não houver uma pré-lavagem!

     Sobre as mamadeiras, bombas de retirar leite e as escovas de limpeza, ainda farei um post específico, aguardem!!!

     Beijinhos e até mais pessoal!!!!



Vanessa Martinhago Borges Fernandes
Enfermeira e Mamãe.

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. "

(Bíblia Sagrada - Romanos 12:2)