03/06/2013

O tão ''temido'' umbigo do recém-nascido

 

     Quem é que não sente uma angústia quando tem que limpar o umbigo do bebê? Esteja ele ainda gelatinoso (amarelo) ou já mumificado (pretinho). Muita gente tem muito medo, inclusive é um dos maiores medos dos pais quando saem da maternidade.

     O que é o coto umbilical?
É através do cordão umbilical que o feto está ligado à mãe, por meio dele é que o bebê se alimenta e recebe oxigênio. Quando o bebê nasce é cortado esse cordão, ficando somente um pedaço grudado na barriga do bebê, que chamamos de coto umbilical.
     O coto umbilical é gelatinoso e de coloração amarelada, mas conforme ele vai "morrendo" para cair, ele vai ficando preto, seco e endurecido, o que chamamos de mumificação.

     O coto umbilical deverá cair de 7 a 10 dias após o nascimento.

     Alguns bebês podem levar mais tempo, devido ao não ressecamento do coto. Pode ser devido a higienização indevida, ou seja, quando se faz pouca higiene ou erradamente. Ou quando é colocado qualquer outro coisa ao invés do álcool que é recomendado.

     A maior dúvida dos pais é sempre a mesma: "O bebê sente dor?" Não, o bebê não sente dor no coto umbilical, pois é uma parte "morta", sem sensibilidade. A não ser na base do umbigo, caso alguém puxe com muita força o coto umbilical.

     COMO SE FAZ a limpeza?
Você precisa do álcool 70% e um material para retirar as sujidades, que pode ser um cotonete, gaze ou algodão. Particularmente prefiro o cotonete, pois podemos com a haste limpar bem a base do umbigo e é melhor para limpar quando se levanta o coto e ele já está endurecido. Molhe o cotonete com álcool passe em volta de toda a base do umbiligo, esticando a pele do bebê. Depois pingue o álcool em cima de todo o coto umbilical. Deixe secar sozinho. O álcool tem a função de ressecamento e antissepsia (matando muitos microorganismos que podem estar presentes no local).

segurando a ponta do coto umbilical

esticando a pele em volta do umbigo

limpando em cima e embaixo

A limpeza do coto umbilical é algo SIMPLES pode virar algo complexo, como uma infecção, caso a higiene não seja feita corretamente.

     A higiene do coto umbilical deve ser feita EM TODA A TROCA DE FRALDA, e não somente na hora do banho.

     Deve ser feita sempre com ÁLCOOL 70%.

     NUNCA COLOQUE NO UMBIGO  do bebê: faixinha, moeda, pó de café, banha de porco, casca de fruta, folha de ervas, enfim, NÃO COLOQUE NADA que não seja o álcool e o cotonete. Pois qualquer outra coisa pode atrasar o ressecamento ou poderá infeccionar.
   
     O coto umbilical cai naturalmente, NÃO PRECISA PUXAR!!!

     Depois que cair o coto umbilical, continue fazendo a limpeza com álcool por alguns dias, depois faça sempre com água ou soro fisiológico.
   

     Quem quiser depois pode até guardar num saquinho e pôr na caixinha de lembranças do bebê. Eu guardei o da minha filha, apesar de ser feio e ter aquele grampo horroroso pendurado, vou sempre me lembrar das milhares de vezes que passamos o cotonetinho com álcool e do dia que ele caiu, foi com 10 dias e eu cheguei a chorar de alívio, porque eu tinha medo de mim mesma, de escorregar a mão, puxar o grampo e machucar a base do umbigo dela... Foi uma festa, a gritaria foi tanta (minha, do marido, da sogra e do sogro) que parecia que ela tinha até virado uma mocinha já!!! Uma evolução, hahaha, mãe é boba mesmo!!!!

     BEIJINHOS  gente e até a próxima!!!!

Vanessa Martinhago Borges Fernandes
Enfermeira e Mamãe

"Os filhos do seu ventre serão abençoados, como também as colheitas da sua terra e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos." Deuteronômio 28:4.