25/06/2013

Higiene bucal: da gengiva até os dentinhos... Escrito pela Odontóloga Natália da Silva Pedral.

Muitas mamães acham que devem começar a se preocupar com a saúde bucal de seus filhos apenas quando os dentinhos começam a nascer. Mas isso é um engano! Mesmo sem dentes, a higiene da boca do seu bebê deve ser realizada. Por volta dos 6 meses, os primeiros dentinhos de leite começam a nascer e devem ser muito bem cuidados, pois eles guiam o crescimento dos dentes permanentes, são essenciais para a fala e a boa mastigação, ajudando no desenvolvimento ósseo da face.

Por que realizar a higiene bucal desde cedo?
A boca é um ambiente cheio de microrganismos que, quando em equilíbrio, não causam mal nenhum. Porém, havendo algum desequilíbrio causado por dieta rica em açúcar, somada à higiene precária, podem ocorrer diversas doenças desde gengivite (inflamação da gengiva) até a cárie dental.

Cada fase dos filhotes exige um cuidado específico na hora da higiene bucal:
1)      Antes dos primeiros dentinhos (geralmente antes dos 6 meses de idade): a limpeza da boca pode ser feita com uma gaze ou uma fralda molhada em água filtrada ou em soro, passando por toda a boca, limpando gengiva, bochechas e língua.


2)      Após os primeiros dentinhos (Por volta dos 6 meses): nessa fase, utiliza-se a dedeira para realizar a higiene da boca do bebê. Não é recomendado o uso de creme dental, pois o bebê ainda não consegue cuspir e a ingestão de flúor prejudica a saúde dos dentes que ainda estão se formando. A partir dos primeiros dentinhos, o uso do fio dental já é recomendado.


3)      Conforme crescimento do bebê: a dedeira pode ser substituída pela escova dental de tamanho adequado à boca da criança. O uso de creme dental sem flúor pode ser feito, desde que sob a recomendação de um odontopediatra que avaliará se a criança já tem condições de uso. A utilização do creme dental com flúor só deve ser feita quando a criança já conseguir cuspir, pois, como já dito, a ingestão de flúor pode ser bem prejudicial.


Mas além da adequada higienização, deve-se cuidar bastante da alimentação do seu filho para evitar a temida cárie de mamadeira.

O que é a cárie de mamadeira?
A cárie de mamadeira é uma doença que acomete os dentinhos de leite e está relacionada à ingestão de alimentos/líquidos, principalmente no período noturno, seguida de higienização inadequada ou inexistente.
A saliva tem função de proteção na boca, porém durante a noite, sua quantidade diminui. Isso, somado à alimentação noturna e higienização precária, torna-se um potente fator para desenvolvimento da cárie dental.
A cárie de mamadeira provoca muita dor, atacando geralmente todos os dentes da criança, causando mau hálito, deficiência na mastigação e na fala, prejudica a estética e, em casos mais críticos, afetam a saúde do dente permanente.


Algumas dicas para evitar a cárie de mamadeira:
1)      Evitar o uso de alimentos açucarados, principalmente à noite.
2)      Após alimentar a criança, fazer a higienização adequada da boca (dentes, língua e bochechas).
3)      Evitar que a criança durma logo após a alimentação.
4)      Agendar a primeira visita ao odontopediatra a partir dos 6 meses, sendo importante um retorno a cada 6 meses para orientações e prevenção de cáries.

Lembrando que uma boa alimentação e uma higiene bucal adequada vão deixar seu filho com um lindo sorriso! Dentes de leite saudáveis estimulam dentes permanentes saudáveis!


Natália da Silva Pedral
Perita Oficial do IGP-SC.
Formada em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Especialista em Segurança Pública e Cidadania.


"Obrigada Naty, amei o seu post, além de uma pessoa maravilhosa e muito inteligente, és uma excelente profissional. Obrigada pela prontidão e disponibilidade de escrever pro blog enfermãe.
Contamos com sua presença aqui mais vezes, pra compartilhar todo conhecimento que tens conosco!!!
Muito obrigada mesmo!!!! Beijinhos amiga!!!!"
Vanessa Martinhago Borges Fernandes - Enfermãe