05/06/2013

Como nasce o amor

  Não há nada melhor ou mais importante do que o AMOR!!

Portanto, para inaugurar as postagens deste blog, resolvi resumir uma reportagem da Revista Crescer da Editora Globo, deste mês de maio de 2013, que se trata de como e quando uma criança aprende a amar. O título dela, já está estampado na postagem: ''Como nasce o amor". A matéria é excelente, por isso recomendo que vocês leiam por completo.

Os resultados foram obtidos através de pesquisas científicas, portanto sem ''achismos''.

Como nasce o amor? O fato é que todo o mundo, se vocês já perceberam, está fazendo campanhas de amor. O mundo está clamando por mais gentileza, carinho, atenção... Seja através das redes sociais, tv, outdoors, ou qualquer meio de comunicação que o valha.

Os cientistas ainda não sabem dizer quando ou como, exatamente, uma pessoa começa a amar, mas pesquisas já comprovam que:
* aos 6 meses de idade um bebê é capaz de perceber que é bom ajudar alguém;
* os seres humanos têm um senso moral desde o início da vida;
* as atitudes dos pais influenciam no aprendizado;
* aquelas que têm um vínculo forte com os genitores apresentam menos problemas emocionais e comportamentais no futuro;
* adultos que receberam amor materno durante a infância são adultos mais saudáveis;
* o emocional da gestante é determinante no desenvolvimento do feto, pois ele já percebe emoções desde a concepção;
* nós nascemos programados para amar os outros e a conviver em sociedade, mas isso só vai acontecer de modo eficiente com estímulo e exemplo dos pais e de outras pessoas próximas.
     .
 Dar banho, trocar a fralda, amamentar, alimentar, vestir, contar historinhas, levar pra passear, conversar, beijar, abraçar, dentre tantos outros cuidados, são demonstrações de amor. O bebê ainda não fala, mas entende muito bem a comunicação não-verbal. Mas cuidado com as demonstrações de NÃO-AMOR, porque elas também servem de exemplo negativo. O nosso cérebro aprende na base da imitação, com os chamados NEURÔNIOS-ESPELHO. Se você deixar de fazer qualquer coisa para seu filho ou mesmo fazer algo de errado com outras pessoas na frente dele, os neurônios-espelho dele irão refletir o sentimento que tiver em maior abundância em seu lar.
 
 Para aprender a amar, a criança precisa ser amada, ou seja, RECEBER CUIDADOS E CARINHO diariamente desde os primeiros meses de vida.

CUIDAR É AMAR!!! Há várias maneiras de expressar para uma criança o que é o amor. E é nas pequenas atitudes do dia a dia que você vai demonstrar para seu filho. Isso vai ajudá-lo a se tornar um adulto melhor, pois mesmo quando descobrir que existe maldade no mundo, ele também vai ter certeza de que existe muito AMOR!!!

Comecei a falar com a minha barriga desde cedo, no começo fiquei com um pouco de vergonha, parecia uma doida falando sozinha, mas depois me acostumei e até falava com a minha bebezinha na frente dos outros. O meu marido tinha baixado um aplicativo no tablet que passava informações da evolução do feto a cada semana, lá dizia que eles escutam e começam a enxergar claro e escuro a partir do 5º mês de gestação. Nós fazíamos muito carinho na barriga e falávamos com a Alexia. Eu ficava muito emocionada quando eu chamava: "neném" e ela chutava bem forte. Outra coisa que eu fazia e que eu percebia que realmente a minha bebezinha sentia a emoção quando eu falava com ela, era que no meu trabalho, quase todos os dias do final da gestação, eu pegava o sonar pra auscultar o batimento cardíaco dela, conversava e fazia carinho na barriga, ela se mexia e eu escutava o coração dela dar uma pequena acelerada. Bom, esse assunto é muito extenso e importante, vai render muitos posts ainda...




Se a gente ensina os nossos filhos a amar através do cuidado, quanto mais dedicação tivermos ao realizar esses cuidados, mais profundo será o nosso vínculo. Por isso o foco do blog ENFERMÃE é tratar dos cuidados do dia a dia, como fazer, como facilitar, como melhorar,...

Você quer o melhor para seu filho? Então SEJA O SEU MELHOR para seu filho.

Dica do dia: hoje em dia todo mundo tem um computador, celular ou um tablet que pode baixar aplicativos facilmente. Baixe um aplicativo para acompanhar a evolução do seu bebê. Nós baixamos o aplicativo: calculadora de gravidez, foi muito legal!


Referências bibliográficas:
Revista Crescer. www.crescer.com.br

Minha princesa com 1 dia de vida!!!

"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha!!!"
(Bíblia Sagrada - 1 Coríntios 13:4-8)


                                                     Vanessa Martinhago Borges Fernandes
                                                                  Enfermeira e Mamãe