19/06/2013

Hora do banhinho PARTE III: acessórios

     Oi gente, hoje vamos falar sobre acessórios de banho. Mas quero avisar vocês que andei dando uma melhoradinha no post que fala sobre a técnica do banho, ok?!

     Bom, hoje trouxe para vocês alguns acessórios de banho que talvez vocês ainda não conheçam e possam até querer adquirir.

     Vou começar com o termômetro de banheira. Eu tenho esse de patinho, comprei em um site da china, paguei barato e não me arrependo nenhum pouquinho, muito pelo contrário, achei demais de bom!!! Costumamos medir a temperatura da água da banheira com a parte interna do antebraço, mas eu confio mais no termômetro, pois ele dá o valor exato em Celsius. Lembram que falamos no post passado que tem que ser por volta de 37ºC, parecido com a temperatura corporal. Não pode ser nem quente e nem fria a água. Portanto recomendo mesmo esse produto!!! Tem pra vender no Brasil, por preços bem acessíveis também. Existem de várias formas, eu comprei o clássico de patinho!!!
termômetro de banheira
     A rede de segurança é bem interessante pra quem ainda não tem segurança para dar banho no bebê. Ideal pra quem tem medo de deixar o bebê escorregar. Também tem um valor bem acessível. Mas é necessário lavar e deixar secar no sol após cada uso. Antes de colocar o bebê na posição mergulhe a redinha na água da banheira para esquentar. A rede se adapta a qualquer banheira simples.
rede de segurança de banheira
      O kit de higiene é muito bom!!! Pois não sei se vocês estão lembrados do post anterior, que a higiene íntima com algodão e água morna é a ideal, não só para os recém-nascidos, mas para qualquer criança que utiliza fralda. Mesmo que você use o lenço umedecido e um dia perceber que a pele do seu bebê está assada, ao invés de encher de creme para prevenir assadura (o que já não faz sentido, pois prevenção é um ato antes do ocorrido), tente trocar o lenço pelo algodão com água morna que você verá o efeito surtir muito rápido. Você só precisa renovar a água uma vez ao dia basicamente, pois ela esfria aos poucos, mesmo estando bem lacrada a garrafa. O custo do kit varia de acordo com o material, custa em torno de 150 reais ou mais. Mas se você não quiser fazer esse investimento todo, pode comprar uma garrafinha térmica pequena, colocar o algodão e cotonete em potinhos que você já tiver, que faz o mesmo efeito. Quem sabe você já compra uma garrafinha de lancheira e futuramente volta para a lancheira da criança quando ela for para a escolinha, isso sim seria algo com uma utilidade de longo prazo.
kit de higiene
      O higiapele é aquele produto que indiquei pra vocês para fazer a limpeza da pele do rosto do bebê. Ele tem um custo baixo, por volta de 15 reais. Mas se você puder gastar um pouco mais, uma outra opção muito boa é o FISIOGEL, sabonete ou limpeza de pele, que custa por volta de 70 reais.
higiapele - limpeza de pele
      O aspirador nasal auxilia na retirada de secreção nasal, mas na minha opnião além de não ser tão eficiente, pode ser perigoso caso a pessoa não tenha destreza manual, o que pode ocasionar lesão na mucosa nasal do bebê. Então, precisamos tomar cuidado ao utilizá-lo. Gosto de ter em casa caso eu não consiga retirar a secreção somente com cotonete molhado com soro.
aspirador nasal
      Entre a escova e o pente, preferível a escova, pois ela é macia e não vai machucar o couro cabeludo do seu bebê. Se forem utilizar o pente é preciso ter delicadeza. Geralmente você encontra kits que vem com escova, pente, aspirador e corta unhas, o que com certeza sai mais em conta do que comprar separadamente.
escova e pente de cabelo
      O soro fisiológico é bem interessante ter dentre os produtos de limpeza. No caso de mesmo após o banho haver uma secreção remanescente no nariz, orelha, olhos ou outro lugar, você pode utilizar o soro no cotonete e retirar, porque colocar cotonete seco em regiões sensíveis pode provocar uma pequena lesão.
soro fisiológico
      Achei interessante mostrar que há outro tipo de cotonete para bebês. Ele é anatômico e tem uma ótima absorção.
cotonete anatômico

     A jarra acho que uma opção de acessório que pode ser bem duradoura, porque além de usarmos nos bebês, ela também pode ser usada em crianças maiores, para auxiliar na retirada do shampoo sem que pegue nos olhos


     Olha que amor essa viseira!!! Não conhecia, achei muito boa a ideia!!!


      O álcool 70% é essencial no kit do recém nascido. Algumas maternidades fornecem ou os postos de saúde do seu município. Depois falaremos mais a respeito do uso dele na higiene do coto umbilical.
álcool 70%
     O trocador de fraldas também é uma peça essencial no quartinho do bebê, de preferência com um plástico protetor para não estragar seu móvel. Trouxe a foto desse que é uma peça vendida separadamente do berço e é uma boa ideia para quem não tem espaço para colocar uma cômoda ou para quem vai colocar o berço nos primeiros meses dentro do seu próprio quarto e não quer fazer a troca de fralda em cima da cama.
trocador de fralda

     Tem também um cesto de colocar na parede do banheiro para guardar os brinquedinhos das crianças, muito criativo né?!!!

     Bom gente, é isso aí, caso tenham alguma novidade me comuniquem, aqui nos comentários ou por email.... Espero que tenham gostado...



Vanessa Martinhago Borges Fernandes
Enfermeira e Mamãe

 “Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão."

(Bíblia Sagrada - Êxodo 20:2)