11/07/2013

Células Tronco: saiba mais sobre a coleta do sangue do cordão umbilical realizada no momento do parto.


     Bom dia leitoras e leitores do ENFERMÃE!!!     Bom, hoje o assunto é sobre a coleta na hora do parto das células tronco do cordão umbilical.     Não é um assunto que eu domino ou uma área que eu já tenha trabalhado, mas posso passar para vocês algumas informações, de uma maneira um tanto superficial, para entenderem um pouco mais sobre esse tema que para nós é um pouco novo, mas que já é algo pesquisado há muito tempo pela sociedade científica. 


     O que são células tronco?     São células capazes de multiplicar-se e diferenciar-se nos mais variados tecidos do corpo humano (sangue, ossos, nervos, músculos, etc).      Em uma visão mais simples, podemos descrevê-las como “coringas”: peças novas que podem substituir peças defeituosas, isso porque elas se transformam em qualquer célula do organismo ou se fundem a uma célula doente, tornando-a saudável.


     Como é formada a primeira célula?

     Porque guardar células tronco do sangue do cordão umbilical?     Por ser uma das melhores fontes de Células Tronco. Por ser uma célula que ainda não sofreu nenhuma influência de fatores externos (estresse, tempo, medicamentos, infecções, alterações de temperatura), tem demonstrado expressiva vantagem em sua eficácia terapêutica no tratamento de inúmeras doenças.
     Onde se encontram?     Em vários tecidos do organismo como: Sangue do cordão umbilical, no próprio cordão umbilical, no líquido amniótico, na medula óssea, na gordura, nos dentes, no interior de alguns órgãos, sangue periférico, etc.      É no sangue do cordão umbilical que facilmente conseguimos captar grande número de células tronco, e com o grande diferencial que são “virgens”, não causam rejeição, ou seja, sem nenhuma interferência por fatores externos.


     O que é criopreservação?É uma técnica de congelamento e armazenamento de células sob temperaturas muito baixas (-196ºC). Esse congelamento é realizado por um sistema informatizado, isto é, um congelamento programado, que permite o congelamento gradual.
     Como é feita a coleta?     É uma coleta simples e indolor tanto para mamãe quanto para o bebê e não interfere em absolutamente nada nos procedimentos rotineiros do parto.     Uma enfermeira é chamada especificamente para fazer a coleta na hora do parto, seja parto com hora marcada ou não. Você faz a ligação para um número que você recebe com o kit na hora da assinatura do contrato e o profissional da coleta vai até a maternidade em que você se encontra.
     Existe essa coleta pelo SUS?     Não, só bancos de coletas particulares. 
     A célula tronco também pode ser utilizada para fins estéticos?     Estão sendo feitas pesquisas para esse fim, mas ainda não há confirmação.
     Já existe esse procedimento no Brasil?     Sim, em todo o país.
     As células têm sido usadas em quais terapias celulares?
  • Nas estratégias de redução de tumores sólidos, o tratamento com células-tronco aumenta a sobrevida e reduz os efeitos adversos.
  • Nas doenças auto-imunes, como esclerose lateral amiotrófica, esclerose múltipla, artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico e diabetes tipo I, os transplantes já estão sendo testados.
  • Acidente vascular cerebral (AVC).
  • Doenças renais.
  • Doenças cardíacas.
  • Doença de Parkinson.
  • Alzheimer.
  • Regeneração óssea e de cartilagem.

     Pode ser usada em qual idade?
     Qualquer idade. Atualmente está sendo utilizada em adultos e crianças.

     Quais são as perspectivas futuras?
     As pesquisas recentes têm confirmado, cada vez mais, a importância do armazenamento. O uso de células autólogas para doenças degenerativas, como acontece hoje nos protocolos clínicos de cardiologia, neurologia e doenças auto-imunes, e de terapia gênica, será facilitado a pacientes que já tenham armazenado em bancos privados.
     As células tronco do sangue de cordão umbilical têm demonstrado plasticidade e ampliação do seu espectro de aplicação.

     Quando a pessoa está doente, como o banco de célula tronco procede?
     Provê suporte técnico para o tratamento, caso necessário, e gratuidade no transporte do material para qualquer lugar do mundo, por meio de empresas aéreas especializadas.

     Esse procedimento é confiável?
     São empresas devidamente legais.
     Com profissionais capacitados.
     Com materiais adequados.
     Adequado às normas da vigilância sanitária.


     Uns dias antes de ganhar a Alexia procurei me informar sobre a coleta na maternidade em que fiz o meu parto. Eles me passaram os contatos do Banco de Cordão Umbilical, que é a empresa que faz esse trabalho naquela maternidade. Então liguei e me informei em relação a basicamente de algumas destas informações passadas anteriormente e sobre os valores. Me foi passado que custava uma entrada por volta de R$3.000,00 (três mil reais) e mais parcelas anuais por volta de R$700,00 (setecentos reias). 

     Eles marcam um horário com o casal de pais para explicar sobre as células tronco e sobre o procedimento da coleta. O casal assina um contrato e recebe o material da coleta para ser levado junto na hora do parto.


     Acabei não fazendo a coleta. Primeiro pela falta de um conhecimento mais aprofundado e por não conhecer ninguém que já havia feito isso. Depois pela incerteza da eficácia destas células, caso viesse a precisar delas futuramente. Ficamos também naquela situação de fazer esperando que aconteça algo, o que pôs a minha fé também em questão. E por fim, pelo investimento, que no momento era inviável, devido a circunstância dos gastos que tivemos com o enxoval da bebê, apartamento novo, viagem, entre outros.


     Mas, se estivesse em outra situação, talvez eu faria. Porque apesar de a minha opinião a respeito deste assunto não ser totalmente positiva, pois as evidências e números não são tão claros para mim; quem sabe no futuro esta técnica esteja muito bem desenvolvida e comprove todas as promessas de milagres feitas à nós meros mortais...




     É isso aí pessoal... Espero que eu tenha conseguido me expressar de uma maneira prática para entendimento de todos.

     Beijinhosss e até a próxima!!!!

     Fonte: www.bcu.com.br




Vanessa Martinhago Borges Fernandes 
Enfermeira e Mamãe

"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, 
à sombra do Onipotente descansará."
(Bíblia Sagrada - Sm 91:1)