25/09/2013

Mãe também é gente...



Olá leitores e leitores do blog enfermãe!!!

Gente, adorei a “campanha” da revista Pais & Filhos em prol das mamães. Já tinha achado bem interessante a campanha “Culpa Não”, que tratava da atitude dos pais em relação à educação dada aos filhos, por ficarem se culpando por vários motivos ao invés de aproveitarem pra curtir mais seus filhos e ser feliz!!! Agora mesmo, com a “mamãe também é gente”, me identifiquei totalmente...

O fato é que quando a mulher engravida existe uma cobrança muito grande quanto às suas decisões, pois tudo influencia no bebê que está dentro dela. As conversas com uma grávida se resumem a: “Tem que comer fruta, tem que comer verdura, tem que comer feijão, tem que beber líquido, tem que tomar vitamina, tem que controlar o doce, tem que ficar calma, tem que isso, tem que aquilo...” Já depois que o bebê nasce a cobrança passa a ser em relação aos cuidados prestados ao bebê. Daí as falas mudam um pouco: “Acho que é fome, acho que é a fralda, acho que é cólica, acho que é frio, acho que é calor, acho que é sono, acho que é isso, acho que é aquilo,...” E a pior das cobranças são da própria mãe: que além de abdicar muitas vezes dos cuidados consigo mesma, acaba acreditando que mesmo fazendo de tudo pelo filho, pode estar sendo um pouco desnaturada!!!

A questão é que MÃE TAMBÉM É GENTE. A mãe também precisa tomar um banho tranqüilo, comer bem e calmamente, fazer as unhas, pintar e cortar o cabelo, sair para dar uma espairecida, fazer um exercício, dormir o mínimo de horas por dia, poder namorar, dentre tantas outras coisas simples da vida, que devido as cobranças acabamos nos anulando para sermos coroadas de SUPER MÃES!!!


Uma super mãe tem o direito de vez em quando de OLHAR PARA O PRÓPRIO UMBIGO!

Pode ser que alguma mãe agora esteja concordando comigo e ao mesmo tempo pensando que isso tudo acontece por culpa dos outros. Às vezes de um marido, uma mãe, sogra, amiga, ou qualquer outra pessoa que fica julgando tudo que você faz ou deixa de fazer. Mas eu vou contar uma coisa pra você, que eu descobri a pouco tempo: a culpa é nossa na maioria das vezes. Nós deixamos com que as pessoas ditem as regras, ou nos importamos demais com a opinião alheia, ou não damos um basta a algumas coisas...

Ultimamente tenho sentido falta de muitas coisas. Em casa sinto falta de arrumar as coisas do meu jeito, organizar os roupeiros, o armário da cozinha,... Com meu marido sinto falta de ir ao cinema, passear de mão dada por aí, de sair pra jantar fora, ou mesmo só de deitar e conversar sobre o nosso dia... Com os amigos sinto falta de papear, de não ter horário pra ir embora, de ficar no telefone,... E comigo mesma sinto falta de me cuidar mais, de ter aquele tempo só pra mim, não só em relação aos embelezamentos, mas de ler um livro, uma revista,... Enfim, tantas coisas que eu costumava a fazer antes. E mulheres, realmente a nossa vida muda, e muito. Não trocaria a minha mudança por nada. Planejamos por muitos anos ter a nossa princesinha. A questão é, que algumas coisas, não podem deixar de serem feitas para que as mães não acabem ficando estressadas e não conseguirem curtir uma fase tão linda que é a dos bebês.


Eu falo isso, parece que com facilidade, mas também estou trabalhando isso na minha cabeça. Faz mais de 6 meses que não vou a um salão de beleza e ainda fico reclamando. Tirei a conclusão que a culpa é toda minha. Pois meu marido vive dizendo pra eu ir, eu que fico arranjando desculpas. Comecei a pensar que eu sou mais apegada a minha filha do que ela a mim...

Então o que precisamos fazer?

Admita que está cansada. Aceite a ajuda dos seus pais ou pais do seu marido. Nem que seja por um tempo rápido, algumas horinhas ao menos. Não quer dizer que você vai tirar férias dos seus filhos e deixar seus pais o educarem. Relaxe, você não estará sendo desnaturada!!! Você precisa de um tempinho pra relaxar, pra poder fazer as coisas melhor e com prazer...


É isso aí pessoal... Beijinhos e até a próxima!!!



"Porque o Senhor dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás?" Isaías 14:27