17/09/2013

O que toda mamãe precisa saber sobre o teste do pezinho.


Olá leitores do blog enfermãe!!!!

Você sabe o que é teste do pezinho?  Qual doença detecta? Qual o objetivo de realizar esse teste? Quando que seu bebê precisa realizar o teste? 


A triagem neonatal é um exame laboratorial que detecta precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê.

O exame ficou conhecido como “TESTE DO PEZINHO” devido a maneira como é realizado; esta expressão ‘teste do pezinho’ só existe aqui no Brasil.


Existe triagem neonatal para diversas doenças. No sistema público de saúde brasileiro rastreia-se para fenilcetonúria (PKU), hipotireoidismo congênito (HC), anemia falciforme e outras hemoglobinopatias e somente MG, PR, SC e RS rastreiam recém-nascidos para fibrose cística. No sistema privado de saúde (planos de saúde, particular) existe a possibilidade de realizar o teste do pezinho para rastrear mais de 30 doenças, como: hiperplasia adrenal congênita, toxoplasmose/sífilis/rubéola congênita, galactosemia, citomegalovirose, etc.

Qual o objetivo do teste do pezinho? É diagnosticar precocemente doenças, prevenindo através de tratamento adequado, o retardo mental e outras complicações.
 

Qual a idade ideal de coleta do teste do pezinho? Segundo recomendação do Ministério da Saúde é a primeira semana de vida; donde se recomenda como idade ideal o período compreendido entre o 3º e 7º dia de idade do recém-nascido.

Coletar após o 30º dia de vida é considerado tardio para este tipo de exame, pois atenta contra o princípio maior da ação de triagem neonatal que é a prevenção de sequelas neurológicas e metabólicas ao recém-nascido, já que com esta idade existem sequelas associadas a fenilcetonúria e ao hipotireoidismo congênito. Mas, NENHUMA Unidade de Saúde pode se negar a coletar o teste depois de 30 dias, pois é um DIREITO do bebê. Se ele tiver uma das doenças vai se BENEFICIAR do tratamento, embora tardio. Coleta tardia sempre deve ser vista em caráter de exceção. A regra é coletar no período ideal e trabalhar para que isso se divulgue entre os profissionais da atenção básica em saúde.

A gente nunca sabe qual é o bebê que tem a doença antes de fazer o teste. Todos são suspeitos. Por isso, a regra é coletar no período ideal e divulgar a importância!!!

A coleta é muito tranquila... Se você fizer na rede pública é só levar seu bebê no posto de saúde perto da sua casa, ou o posto que você é cadastrado. geralmente não necessita de agendamento prévio, isso vai depender de cada unidade, então dê uma ligadinha antes de sair de casa para não perder a "viagem". Chegando lá, o profissional irá preencher um envelope com seus dados e do bebê, colatará o sangue em um papel, através de um furinho na parte "gordinha" do pé do seu bebê. Ele chorará na hora um pouquinho, mas não se preocupe que não ficará doendo depois.

Vou passar umas diquinhas para vocês ajudarem o profissional, fazendo com que a coleta seja mais rápida, ou seja, saia mais sangue e mais rápido do pezinho: 
  • segure o bebê de pé no seu colo (pelo menos uns 10 minutos antes de fazer a coleta), para que a gravidade ajude o sangue a descer para o pé;
  • deixe o bebê aquecido, principalmente o pezinho bem quentinho, pois se ele estiver com um pouco de frio o corpo transfere o sangue para o centro do corpo do bebê, deixando a pele fria e com menor circulação de sangue;
  • mantenha-se calma para não passar o nervosismo para o bebê.
Depois é só aguardar o resultado. Quando o resultado demora ele geralmente está tudo ok. Quando acontece algum problema os profissionais chamam os responsáveis para explicar ou às vezes até para repetir o exame. 

É isso aí pessoal... Não deixem de realizar o teste do pezinho nos seus bebês, pois é muito importante!!! Beijinhos e até a próxima...



Bibliografia selecionada:

- BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual de normas técnicas e rotinas operacionais do programa nacional de triagem neonatal. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

- UFRGS, Faculdade da Farmácia. Núcleo de Atenção à Triagem Neonatal (NATNEO). Teste do Pezinho.

- SBTN, Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal. Disponível em: http://www.sbtn.org.br/