02/09/2013

Leite "Empedrado" ou Ingurgitamento Mamário.

     Olá leitores do blog enfermãe!!!

     Hoje trago um assunto muito comentado e orientado, mas que ainda aflige muitas mamães: o "EMPEDRAMENTO DO LEITE",  que é chamado cientificamente de INGURGITAMENTO MAMÁRIO.

     Não sei como vocês sentem exatamente, mas eu quase morro de dor no peito quando acontece comigo... A minha filha já tem 5 meses e ainda mama sob demanda livre, ou seja, a hora que ela quiser. E ainda não temos rotinas, portanto durante a noite ela costuma acordar no mínimo 2 vezes para mamar num período de 8 horas. Quando (por um milagre) ela dorme a noite por mais ou menos 6 horas consecutivas, as minhas mamas enchem tanto de leite que mal consigo dormir de lado, ou mesmo não consigo dormir de tanta dor. A sensação que eu tenho é que vai explodir meu peito e rasgar minha pele. Dá pra estudar a anatomia venosa de tão azul que ficam os vasos sanguíneos que por ali passam... Até parece que a mama olhou pra Medusa porque realmente fica uma pedra. Se ela não acorda tenho que levantar para ordenhar e aliviar a dor. Claro que aproveito para guardar na geladeira o leite para no dia seguinte dar para ela, principalmente em algum momento que já me sinto cansada...

     Quando as mamas já estão muito endurecidas, a ponto de você tentar ordenhar ou colocar o bebê para mamar e não sai nada, é aí que muitas mamães se desesperam, porque dói demais e parece que o leite não sai. Muitas desistem de amamentar achando que isso é um problema muito sério. Uma pena, porque a solução é muito simples e o problema está somente na falta de informação.

Percebam que quando as glândulas estão cheias o mamilo não fica propício para a amamentação.


     As mamas apresentam-se aumentadas de tamanho, em tensão máxima, túrgidas, dolorosas e quentes. Pode ainda ocorrer cefaléia, calafrios e mal estar em geral.

     Porque acontece isso com as mamas???

     A causa é atribuída ao esvaziamento incompleto ou inadequado das glândulas mamárias determinado pela sucção deficiente ou pelo desiquilíbrio entre produção e ejeção do leite. 

     OU SEJA, o bebê tem que mamar direitinho!!! E o que significa "bebê mamar direitinho"?

* O bebê tem que mamar até o final. Não pode passar pra outra mama antes da que ele estiver mamando esteja vazia. Até porque no final é que sai a maior gordura do leite, o que faz o bebê engordar mais... Isso significa esvaziamento completo da mama.

* A sucção do bebê tem que estar eficiente. Ou seja, ele tem que estar sugando bem. Todo bebê que não tem nenhum problema neurológico nasce com o reflexo da sucção, qualquer coisa que colocar na boca dele ele irá sugar. Se não houver esse reflexo ou tiver enfraquecido, ele tem que ser estimulado, senão não conseguirá amamentar. Pois a produção do leite se dá pelo estímulo da sucção na mama da mãe.

* Além de ter o reflexo da sucção o bebê deve ter a pega correta do mamilo.

* É comum ocorrer entre o 3º e 8º dia após o nascimento do bebê, podendo desaparecer de 24 a 48h depois. No início não desce muito leite das mamas da mãe, o primeiro leite é chamado de colostro. Por volta do 5º dia que acontece  o que chamamos de apojadura do leite, que é a descida do leite mesmo.



     Qual o tratamento?

* Massagear a mama com os próprios dedos, com movimento circulares, antes de colocar o bebê pra mamar ou fazer a ordenha. Como se fosse desmanchando as partes endurecidas.
* Os mamilos devem estar macios, flexíveis e apreensíveis para que o bebê mame corretamente. Pra isso às vezes é necessário retirar um pouco de leite antes de colocá-lo para amamentar. Aproveite o leite para passar em todo mamilo para hidratá-lo.
* Caso o bebê não sugue todo o leite da mama, ordenhar preferencialmente manualmente para esvaziar o peito. Iniciando na base da aréola até desaparecer os pontos dolorosos.
* Sempre alternar as mamas.
* O bebê deve amamentar em uma posição correta e com a pega adequada.
* Amamentar em um ambiente tranquilo.
* Estar tranquila, descansada, sem outras dores.
* Usar sutiã com boa sustentação, mas que não seja apertado.
* Manter a amamentação exclusiva até os 6 meses de idade da criança nas 24 horas do dia, não somente de dia.
* Não utilizar chupetas e mamadeiras.
* Usar analgésicos, receitados pelo seu médico, caso haja necessidade.



     O ingurgitamento mamário realmente é algo que pode trazer problemas a amamentação, mas a notícia boa é que a solução é simples... Por isso não desistam mamães!!!! Não existe nada melhor do que o nosso próprio leite para os nossos filhos!!!!

     Beijinhos e até a próxima....



Mas o Senhor está comigo como um valente terrível; por isso tropeçarão os meus perseguidores, e não prevalecerão; ficarão muito confundidos; porque não se houveram prudentemente, terão uma confusão perpétua que nunca será esquecida." Bíblia Sagrada: Jeremias 20:11