30/08/2013

Medicamentos: algumas dicas importantíssimas para as mamães... Escrito pela Farmacêutica e Bioquímica Samara Silva dos Santos.


     Bom, depois deste convite feito por uma pessoa mais que especial para mim, que apesar da distância, compartilhou comigo momentos de tanta felicidade no decorrer de nossas vidas, não pude negar a participação neste blog também tão especial. Especial, também, para todas as pessoas que se encaixam um pouquinho em cada "história" contada aqui, sejam elas mamães ou não. Eu, agora, como futura mamãe, não perco um post... hehehe... Aprendo um pouquinho mais a cada dia por aqui, através do compartilhamento de experiências (particulares ou profissionais), das angústias, medos, incertezas e alegrias que um momento tão mágico pode nos proporcionar. 
     
     Então, como farmacêutica, já que existe a ENFERMÃE, a NUTRIMÃE, então posso me nomear a FARMAMÃE! hehehehe...

     Alguns alertas, curiosidades e até mesmo algumas dicas tentei reunir neste post, porque falar de medicamentos em poucas palavras, olha, é um desafio (hehehe), mas espero que gostem...

     Os cuidados com o uso de medicamentos devem ocorrem durante toda a vida, porém, em uma fase “especial” que é durante a gestação, este cuidado deve ser redobrado. Ou seja, durante a gravidez alguns medicamentos devem ser utilizados com cautela enquanto outros devem ser totalmente excluídos do uso durante este período. A maioria dos medicamentos atravessa a placenta e, portanto, atingem a circulação do feto podendo causar má formação ou até morte fetal, principalmente quando administrados no primeiro trimestre.  


     O uso de medicamentos deve ser sempre orientado por um médico, e, quando se tratar de uma criança, a orientação de um pediatra e a supervisão dos pais ou responsáveis é essencial a fim de se evitar intoxicações, alergias ou a administração errada de doses ou medicações. Alguns cuidados devem ser tomados antes de administrar um medicamento em uma criança:
- os pais, durante a consulta, devem sempre tirar todas as dúvidas quanto a dosagem, horários e forma de administrar este medicamento (junto ou longe das mamadas ou outros alimentos, diluídos em água ou puros);
- utilizar o medicamento somente se este estiver escrito: “Uso Pediátrico”;
- cuidado com a guarda dos medicamentos, pois não podem ter contato com a luz solar e com a umidade (banheiros e cozinhas, não são lugares adequados), mas sim, guardados em armários fechados e em locais altos, a fim de evitar o alcance das crianças.

     Quando se trata da dosagem medicamentosa para uma criança leva-se em conta o peso, a superfície corpórea e a idade da criança, entretanto, muitas bulas de medicamentos é possível encontrar estas doses ajustadas somente de acordo com o peso ou a faixa etária. Contudo, é muito importante tomar cuidados, principalmente quando se tratar de crianças com pouca idade (bebês e recém-nascidos), pois sua absorção gástrica é sempre mais lenta e assim a chance de intoxicação medicamentosa é maior.


     Todos sabem que os pais, sejam eles de primeira viagem ou não, fazem de tudo para o melhor de seus filhos, porém, às vezes, acreditam e seguem crendices que não são ou não estão adequadas às necessidades de seu filho. Sendo assim, aqui vai uma dica muito importante ao utilizar medicamentos em crianças: certifique-se que ele possui uma forma de administrar que se “encaixe” com a dosagem prescrita pelo médico (seja na forma de conta-gotas, copinhos de medida, seringa dosadora), e, independente de optar por um medicamento genérico (Lei nº 9.787/1999) ou não, siga sempre as instruções contidas na prescrição médica, não correlacione as dosagens com os objetos que possui em casa, como colheres de sopa ou de chá, e obtenha desta forma a melhor maneira de tratar a enfermidade do seu pequenino... :D

Samara Silva dos Santos (Farmacêutica e Bioquímica - CRF/SC 8039)



Beijão Vah, minha linda! E obrigada pela oportunidade... saudades enormes!!!


"Sama, minha amiga querida de tantos anos... Muito obrigada pela sua participação!!! Me admiro com essas minhas amigas, que mesmo com a vida tão corrida não me negam nada né?!!! A Samara tem uma farmácia, vai casar daqui há menos de 2 meses, tá gravidinha e mesmo assim tirou um tempinho para me atender... Amiga, a distância física nunca acabará com a nossa amizade, que sempre foi tão verdadeira e será pra sempre... Nos vemos no teu casório, eeeehhh!!!! Bjins, te amo!!!"