19/09/2013

Uso das conchas de proteção das mamas: uma polêmica entre os profissionais de saúde.

concha pré-parto

concha pós-parto
  
     Olá leitores do blog enfermãe!!!

    Hoje quis trazer para vocês um tema um tanto quanto polêmico dentre os profissionais de saúde: a indicação ou não do uso das conchas de proteção das mamas.

     Então meu recadinho hoje não vai somente para as mamães, mas também para os profissionais que estão direta e indiretamente ligados às mães em todo o processo da gestação, parto e puerpério.

     Alguns são totalmente a favor e outros são radicalmente contra... Sem contar com os que não tem opinião formada sobre o assunto. Mas será que estes profissionais já pararam para se questionar o porquê de tantas ideias e opiniões controversas???

     Dentre as coisas que aprendi depois de virar mãe é que algumas verdades não são absolutas, ou melhor, aprendi que não devo ser radical com algumas opiniões e devo escutar e refletir mais ainda sobre todas as coisas, desde as mais simples... Na minha formação profissional foram tantas as informações que tive que absorver que não tive tempo e nem oportunidade de questionar todas e de aprender o porquê de todas as determinações científicas. Depois de passar por algumas dificuldades de mãe, comecei a questionar muitas orientações e condutas que eu mesma tinha como enfermeira. 

     Vamos começar a analisar as necessidades de uma mãe... 

     PARA NÃO MOLHAR A BLUSA DEPOIS DE AMAMENTAR. Às vezes amamentamos fora de casa e o bebê não chega a esgotar a mama toda, sai alguns pingos de leite no sutiã e por conseqüência na blusa da gente. Lembramos de levar tudo na bolsa do bebê menos roupa extra para nós mesmas. Sim, porque só quem amamenta sabe o quanto é constrangedor quando estamos na rua e nossa blusa fica molhada (aquela roda indiscreta em cima do peito). Aí encontramos a PRIMEIRA UTILIDADE DAS CONCHAS,  a de coletar o leite extra das mamas. O absorvente de mamas seria também uma opção, mas ele tem um limite de absorção, e se for descartável então, o custo fica bem mais alto; já as conchas são esterilizáveis e reutilizáveis.



     PARA NÃO AMASSAR O MAMILO NO SUTIÃ. O mamilo (bico do peito) costuma ficar bem protruso (saliente) quando amamentamos; ao colocar o sutiã, para que ele fique firme, o mamilo pode ficar dobrado, o que pode causar rachaduras e consequentes sangramentos nas mamas. O que dói muito né mamães? Eu tive no primeiro mês, sangrava toda vez que a bebê colocava a boquinha no peito, comecei vendo estrelinha quando ia amamentar, depois já via uma constelação de tanta dor. Quando colocamos o absorvente de mamas o sangue pode secar ali e no momento de retirá-lo o absorvente acaba grudando e fazendo sangrar novamente. Agora encontramos a SEGUNDA UTILIDADE DAS CONCHAS, a de deixar os mamilos livres, para que eles não encostem nas roupas e não dobrem. O que ajuda a dar um espaço para o mamilo cicatrizar.  




     O BEBÊ TEM DIFICULDADE DE PEGAR O MAMILO QUANDO A MAMA ESTÁ "DURA" OU CHEIA. Quando a mama esta cheia e usamos o protetor de algodão que é muito comum, ela fica dura e dolorida e com a concha o leite em excesso cai no protetor, deixando a mama livre. As mamas precisam estar macias para que o bebê consiga fazer uma boa pega e mamar direitinho. Sendo que uma má pega pode provocar rachaduras e as mamas muito cheia podem provocar o ingurgitamento (empedramento), constatamos que a TERCEIRA UTILIDADE DA CONCHA é auxiliar na prevenção das rachaduras e "empedramento" das mamas. 


     Então primeiro vamos à explicação científica do porquê não se deve aproveitar o leite que fica armazenado nas conchas. Você que é mamãe e papai pode pular a parte escrita em vermelho e ir logo para a tradução mais coloquial desse assunto... A explicação em vermelho é voltada para os profissionais de saúde.     

1- Apesar do leite humano ser rico em fatores de proteção, suas barreiras bioquímicas são perfeitamente esgotáveis e sofrem a ação direta das bactérias saprófitas, presentes no próprio leite em decorrência da colonização interna
dos canais da estrutura mamaria.
2-Estas bactérias são perfeitamente adaptadas e se desenvolvem muito bem no leite humano. Este desenvolvimento é ainda mais acentuado quando o leite á mantido a uma temperatura próxima da ótima para o crescimento bacteriano = 35 a 37ºC (temperatura do corpo e da concha).
3-Ao crescerem no leite, esta bactérias reduzem o teor de imunoglobulinas e dos demais imunobiológicos. Alem disso, metabolizam a lactose, produzindo grandes quantidades de ácido latico.
4-Quanto mais ácido latico é produzido, menor será a biodisponibiloidade de cálcio e fósforo do leite humano coletado. Outrossim, ocorre um aumento da osmolaridade do produto, fato que pode chegar inclusive a desqualificar
o produto para o consumo.
5-Em nossa experiência, o leite coletado com auxilio de conchas apresenta uma acidez desenvolvida maior e, consequentemente, uma qualidade microbiologica e físico-química inferior.
6-Em varias oportunidades, constatamos este fato na Rede nacional de BLHs.
7-Face ao exposto, a utilização deste artefato deve observar um protocolo rígido, particularmente no que tange as condições de higiene/limpeza, quanto ao tempo de utilização.
(texto de João Aprigio Guerra de Almeida - coordenador da Rede Nacional de BLH)

     Resumindo e explicando para os papais: o leite que cai na concha protetora tem uma qualidade inferior do que o leite coletado diretamente do peito. E que o uso da concha deve ser sob algumas regras imprescindíveis de higiene e de tempo de utilização. Ou seja: O LEITE QUE CAI NAS CONCHAS DEVE SER JOGADO FORA!!!

Conchas pré-parto:

 


Conchas pós-parto:

   


DICA IMPORTANTÍSSIMA para as mamães:

Ter muita cautela na higienização das conchas!!!

É importante que elas tenham orifícios para ventilação. Não esquecer que umidade mais açúcar (lactose do leite) é um prato cheio para cândida.



DICA PARA OS PROFISSIONAIS:

É muito importante que vocês entendam que a contra-indicação das conchas é feita devido os riscos de uma má higienização, do contrário, as conchas não trazem perigo à saúde da mãe...


Beijinhos e até a próxima!!!!


                  

"Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados." 1 João 4:10